...
top of page
Buscar

Estancia Turística de São José do Barreiro


Fotografia da Serra da Bocaina - por Juliano Dellapeña
Fotografia da Serra da Bocaina - por Juliano Dellapeña

Hoje, vamos conhecer um lugar incrível no estado de São Paulo: São José do Barreiro.

Essa charmosa cidade está localizada na região serrana do estado mais precisamente na Serra da Bocaina e é conhecida por sua beleza natural, gastronomia típica e festas animadas.

Se você está procurando um destino para descansar ou se aventurar e se divertir, São José do Barreiro é a escolha certa!



Fotografia da placa do mapa do Parque Nacional da Serra da Bocaina
Fotografia da placa do mapa do Parque Nacional da Serra da Bocaina

Atrações turísticas:

· Parque Nacional da Bocaina: Este é o lugar perfeito para quem quer apreciar a natureza. O parque possui trilhas para caminhadas, cachoeiras e rios para banho. Além disso, é possível fazer piqueniques e acampar em áreas delimitadas.

Os principais atrativos dentro do parque que você pode conhecer: · Pico do Tira Chapéu: O Pico esta a 2.088 metros de altitude entre os 10 pontos mais altos do Estado de São Paulo.

Para chegar ao inicio da trilha é necessário pegar a estrada em São José do Barreiro que vai em direção a portaria do Parque Nacional que fica localizado a 26 km do centro da cidade. Cerca de 1,5 km antes da portaria existe uma placa indicando a saida a direita para ir em direção ao Pico do Tira Chapéu.Siga até chegar na placa indicando propriedade do Pai Tomaz. È recomendado ir acompanhado de Guia de Turismo.

· Fazenda do Pau d´alho: Em 1817 a fazenda Pau d`alho iniciou o plantio do café, em 1822 com o cafezal formado, João Ferreira recebe a ilustre visita de D. Pedro I, em ocasião da viagem em que proclamaria a independência do Brasil.

A fazenda se mostra como atrativo cultural para quem chega pela sinuosa estrada que leva até São José do Barreiro, com seus muros de pedras elevado, lembrando os fortes medievais. A senzala tem posição de destaque e se justifica pela necessidade de estar em local arejado e fresco, preservando os escravos e o alto investimento. Tulha, moinhos, roda d’água, depósitos, oficina, terreiro, casa grande, tudo projetado para facilitar a produção.

Com o declínio do café no fim do Séc XIX, foi adaptada à pecuária leiteira, ficando com a família dos fundadores até a década de 1960, quando foi adquirida pelo governo federal, para ser transformada em museu nacional do café. Foi restaurada, mas o projeto nunca chegou a ser concretizado. Esteve aberta ao público durante décadas, mas nos últimos 4 anos ficou fechada.

É administrada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que agora firmou parceria com a Prefeitura Municipal para reabertura e uso.

visitação de quinta a domingo, das 09h às 16h, com entrada gratuita. Há um monitor no local que recebe e faz um mini-tour pela propriedade.



Fotografia da Casa de Pedra - por Juliano Dellapeña
Fotografia da Casa de Pedra - por Juliano Dellapeña

· Casa de Pedra: Localizada bem próximo da entrada do Parque Nacional da Bocaina no Município de São José do Barreiro a 28 km de sua sede a Villa Sinhazinha , ou Casa de Pedra como atualmente é conhecida , construída pelo Dr. Lassance , médico do Rio de Janeiro no início do século XX tendo seu apogeu em 1914. Registros constam que o Dr. Francisco Chaves de Oliveira Botelho , Ministro da Fazenda e proprietário da Fazenda Pinheirinho, cedeu a Lassance um local para residência de veraneio para sua família. Projetada e decorada com os mais ricos requintes importados da época, a casa não teria ficado muito do agrado de sua esposa que não se interessou pelo patrimônio.

O abandono e o vandalismo foram destruindo o propriedade até que em 1971 o Sr. Josias de Marins Freire , então Prefeito Municipal, sugeriu ao governo Paulista sob a aprovação do Secretário de Turismo Dr. Orlando Zancaner, a restauração do prédio com a finalidade de transformar o local num importante pólo turístico. Contudo o Governo Federal avocou sua propriedade no imóvel não aceitando qualquer intervenção e tambem não cuidando de sua restauração.

Atualmente , a Casa de Pedra está em ruínas , sendo hoje , apenas uma lembrança dos áureos tempos da Bocaina.




Fotografia do Céu e da Trilha que leva ao Pico do Tira Chapéu - por Juliano Dellapeña
Fotografia do Céu e da Trilha que leva ao Pico do Tira Chapéu - por Juliano Dellapeña

· Trilha do Ouro: A Trilha do Ouro está entre as mais famosas do país, tambem conhecida como travessia de Mambucaba, esta localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, reconhecido como Patrimonio Mundial da Unesco a partir de 05 de Julho de 2019.

Fazer a travessia é viver a experiencia real por uma das mais importantes épocas da história do Brasil. O calçamento real durante parte do trajeto, foi construído pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios Guaianazes. O caminho já foi utilizado por bandeirantes, piratas, tropeiros, escravos e hoje é um atrativo turísticos para todos os aventureiros que amam cultur e natureza.

Características: Dificuldade: Pesada/ nível 7 Distância: 48 km (percorrida em mais ou menos 3 dias) Altitude Máxima: 1.514 m

Toda travessia é feita por dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por esse motivo precisa de autorização previa para ser realizada e existe controle de número de visitantes por fim de semana.

Para solicitar autorização basta enviar um e-mail para pnsb.rj@icmbio.gov.br com Nome, RG, endereço, telefone e um contato para emergência de todos os que farão a travessia.

Ao chegar na portaria do parque no dia da travessia, os dados serão validados e será entregue um “ingresso” que deve permanecer com você durante todo o percurso.

É recomendável a contratação de Guia de turismo local.

AQUI você pode receber recomendação de Guias de Turismo especializados no Parque Nacional da Bocaina e recomendações segura para fazer seu passeio com segurança para apreciar a natureza e curtir o máximo que esta experiência proporciona.


Contatos locais:

· Prefeitura Municipal de São José do Barreiro: (12) 3122-3200 · Secretaria de Turismo: (12) 3122-3222 · Associação Comercial e Empresarial de São José do Barreiro: (12) 3122-3344


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page